Se você gostaria de trabalhar como um Millwright, é recomendável fazer os cursos de matemática, ciências, mecânica, desenho técnico e marcenaria.
Uma sólida educação é muito importante para a profissão de Millwright, e é altamente valiosa na indústria. Treinamento preliminar fará seu aprendizado mais fácil, e contínuo treinamento lhe ajudará a ter ótimas oportunidades de trabalho.
Para ser um membro do Sindicato, você deve ter no mínimo 16 anos de idade, com a décima série de educação escolar completa, e uma aptidão mecânica. É fundamental ter um bom entendimento em máquinas e como elas funcionam, além disso, você deve estar apto a fazer esforços físicos, ter habilidades específicas e aplicá-las a uma grande variedade de tarefas.
É também recomendado que aqueles que desejam uma carreira de Millwright atendam um colégio profissionalizante (trade-related community college) por um ou dois anos.
Mas antes de você realmente se tornar um Millwright, você deve trabalhar como estagiário por no mínimo 4 anos ou 8.000 horas para completar o programa de estagiário. Durante este tempo você terá classes e treinamentos práticos. Para saber mais, veja Estagiários e treinamentos